Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.2724-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

EDUCOMUNICAÇÃO E O PERIÓDICO COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO: A CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES QUE CONSOLIDAM UM CAMPO

Sérgio Fabiano Annibal (Instituto Educacional de Assis)

Resumo

O artigo traz a continuidade e o aperfeiçoamento da discussão inciada em Annibal (2010) sobre a revista Comunicação & Educação da ECA/USP. Essa reflexão se desenvolve acerca do ciclo de vida da revista, que apresenta claramente a tentativa de estabelecer um diálogo de interface entre os campos da Educação e da Comunicação. Procuramos algumas representações sociais trazidas por seus editores e colaboradores, que dizem respeito ao esforço de consolidação do campo intitulado Educomunicação. A metodologia se baseia em textos da própria revista e em autores como Bourdieu (1987), Chartier (1991), Martín-Barbero (2001), Soares (1997, 2007, 2008, 2009), dentre outros. Os resultados consistem no reconhecimento de algumas representações trazidas pelo periódico sobre o novo campo e suas relações com a Comunicação e com a Educação para a necessidade de mudança de paradigmas desse novo profissional.


Palavras-chave:  Educomunicação, Mídia-Educação, Memória, Teoria dos Campos, Representações