Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.2727-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

OLHARES URBANOS: O GRAFITE PRODUZIDO EM CARUARU ENQUANTO ELEMENTO COMUNICATIVO

Diogenes José Pereira Barbosa (Faculdade do Vale do Ipojuca); Tenaflae da Silva Lordêlo (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O objetivo deste trabalho é revelar o potencial comunicativo e linguístico dos grafites produzidos pelo grupo de artistas denominados aqui de os Neo-Vitalinos. Trata-se de um estudo exploratório, que toma como pressupostos teóricos e conceituais a análise feita por autores como Lúcia Santaella, sobre o potencial linguístico das manifestações culturais. Tal análise é realizada sob a influência de alguns dos conceitos semióticos, pregados pela mesma autora, bem como por outros importantes pesquisadores de âmbito nacional e internacional. Trata-se, ainda, de um estudo aplicado às peças – os grafites – que, no decorrer dos últimos anos passaram a incorporar a paisagem urbanista de Caruaru, mudando a estética local e fazendo surgir novos conceitos comunicativos, ditos urbanos.


Palavras-chave:  linguagem, grafite, arte urbana