Intercom 2011
ResumoID:DT7-MC.2729-1


Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

PUBLICIDADE E CHE GUEVARA: EXPERIÊNCIAS DE APROPRIAÇÃO REVELADAS POR UMA ‘POLICOFONIA’ PARA O CONSUMO

Francisco Norton Falcão Chaves (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

É impressionante como uma simples fotografia de registro documental pode ganhar mutável força enquanto objeto mais reproduzida no mundo: a imagem de Ernesto Che Guevara, de Alberto Korda. Em sintonia com a fotografia, a publicidade utiliza a imagem de Che como ferramenta de persuasão. Apresentar uma produção publicitária coerente com o produto ou serviço de uma determinada instituição é um desafio cotidiano para os escritórios de design, agências de publicidade e propaganda e houses . O esforço para criar um mapa semântico entre produto/serviço, anunciante e target, além de ser um passo importante para o setor estético da produção publicitária (a criação) pode revelar o comportamento de uma sociedade contemporânea. É por meio da criação publicitária exposta ao consumidor que podemos identificar os fatores (signos, símbolos, conceitos e estratégias imagéticas) de persuasão.


Palavras-chave:  imagem, contemporaneidade, publicidade, consumo