Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.2730-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

OS CONTEÚDOS DIGITAIS INTERATIVOS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Alvaro Fraga Moreira Benevenuto Jr. (Caxias do Sul)

Resumo

O agir comunicativo na fase da convergência digital amplia as oportunidades de provocar a mobilização de atores sociais. Exemplos não faltam. A começar pela ocorrência dos flashmob – encontros festivos - ou não - agendados através de redes sociais até a publicação de post em blogs, em sítios de organizações não governamentais, twitter, e-mails e mensagens de texto nos aparelhos celulares, os chamados para estes encontros são difundidos de forma exponencial e resultam, na maior parte das vezes, em concentrações com grande número de pessoas. Esta ação, depende dos protocolos de acesso ao ambiente de comunicação digital e, consequentemente, do capital sociocultural e econômico dos atores. O propósito deste texto é refletir sobre o lugar de produção dos conteúdos digitais na mobilização social e sua alocação nos dispositivos midiáticos em multiplataformas.


Palavras-chave:  produção de conteúdos, mobilização social, dispositivos midiáticos