Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.2732-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

TELEVISÃO NO BRASIL E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: ENTRE A AUDIÊNCIA, O ESPETÁCULO E A VIOLÊNCIA

Gildésio Bomfim de Oliveira (FACULDADE ARAGUAIA); Ana Carolina Rocha Pêssoa Temer (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS); Núbia da Cunha Simão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

O presente artigo discute a importância da televisão no Brasil, como meio de divulgação de informações, necessárias tanto para a interação social como para interferências nas decisões da comunidade. Assim, compreende-se a informação como elemento fundamental para a consolidação da cidadania, tendo como suporte a TV. O histórico da televisão no Brasil perpassa a luta voraz pela audiência, a necessidade de espetacularização do cotidiano e as representações da violência urbana. Diante desse contexto, busca-se desvelar a intrínseca relação entre a busca das audiências por meio do espetáculo e da violência e a consolidação da cidadania no Brasil. Nesse sentido, lança-se um olhar sobre os telejornais, enquanto gêneros da informação na TV, tendo como método uma pesquisa bibliográfica.


Palavras-chave:  Televisão, Espetáculo, Violência, Cidadania