IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação DISCURSO E PERSUASÃO NO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS COMUNICACIONAIS E AS ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS NAS POLÍTICAS ORGANIZAÇÕES NO ÂMBITO DO DISCURSO Dariane Lima Arantes (Universidade de São Paulo)
ResumoA proposta deste artigo é analisar os processos comunicacionais no ambiente organizacional dando ênfase a produção de seu conteúdo discursivo. Tenciona-se por meio dos discursos que circulam nas organizações- o discurso oficial e os discursos não oficiais- entender como se constroem as estratégias persuasivas que compõem os discursos de comunicação dentro das empresas. Para assim compreender como se estabelecem as relações de comunicação no mundo do trabalho. Busca-se também discutir o papel da comunicação como um instrumento de cooperação ao mesmo tempo em que atua como propiciadora do diálogo. Para isso, visa-se refletir sobre o papel do comunicador no contexto organizacional. Palavras-chave: Discurso, Comunicação, persuasão, cooperação, mundo do trabalho |