IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação SACOLAS RETORNÁVEIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA Karina Garcia Santos Cruz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE); Maria Josefina Tavares Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)
ResumoO presente trabalho objetivou realizar um estudo exploratório acerca de movimentos de defesa do uso das sacolas retornáveis, movimentos estes em prol da preservação ambiental e que combatem a larga utilização das sacolas plásticas, estas últimas vistas anteriormente como sinônimo de progresso comercial. O trabalho em questão buscou também alguns casos de empresas que apostaram na lucratividade das sacolas retornáveis, dentro da perspectiva de sustentabilidade e responsabilidade social, e ainda ilustrou como a questão ambiental surge como uma nova orientação para o marketing. Incluiu-se ainda para tal estudo, a realização de uma análise semiótica para explorar o potencial comunicativo de duas campanhas, uma da Wal-Mart e a outra do Grupo Pão de Açúcar, de incentivo à utilização das sacolas retornáveis. Palavras-chave: marketing, preservação, sacolas retornáveis, semiótica |