Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT8.2757-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SACOLAS RETORNÁVEIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Karina Garcia Santos Cruz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE); Maria Josefina Tavares Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo

O presente trabalho objetivou realizar um estudo exploratório acerca de movimentos de defesa do uso das sacolas retornáveis, movimentos estes em prol da preservação ambiental e que combatem a larga utilização das sacolas plásticas, estas últimas vistas anteriormente como sinônimo de progresso comercial. O trabalho em questão buscou também alguns casos de empresas que apostaram na lucratividade das sacolas retornáveis, dentro da perspectiva de sustentabilidade e responsabilidade social, e ainda ilustrou como a questão ambiental surge como uma nova orientação para o marketing. Incluiu-se ainda para tal estudo, a realização de uma análise semiótica para explorar o potencial comunicativo de duas campanhas, uma da Wal-Mart e a outra do Grupo Pão de Açúcar, de incentivo à utilização das sacolas retornáveis.


Palavras-chave:  marketing, preservação, sacolas retornáveis, semiótica