Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.2767-1


Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

IMAGENS DE ADVERTÊNCIAS IMPRESSAS NOS MAÇOS DE CIGARROS BRASILEIROS: A BUSCA DA ANTI-PROPAGANDA

Ester Cristina Machado Ruas (Fundação Oswaldo Cruz); Carlos Eduardo Freire Estellita-lins (Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

Este artigo descreve o processo de construção das imagens de advertências sanitárias impressas nos maços de cigarros brasileiros desta década, como uma busca pela anti-propaganda. Trata-se de uma situação singular, contemporânea, pouco investigado pelos estudos de comunicação e com grande magnitude para a saúde pública. Constata, com base nos documentos, que as imagens de advertências sanitárias, como modelo de intervenção do campo da comunicação, materializam os sentidos do tabagismo, os embates ideológicos e discursivos dos diferentes setores envolvidos: poder público (setores da saúde pública), poder privado (indústria do tabaco) e a sociedade civil (produtores da comunicação).


Palavras-chave:  Campanha de tabagismo, maços de cigarros, advertências sanitárias