Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT4.2769-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

ESTÉTICA PÓS-MODERNA: COMO A PUBLICIDADE PERMEIA O CINEMA EM CIDADE DE DEUS.

Paulo Rodrigo Soares Lopes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna.


Palavras-chave:  Cinema, publicidade, estética, pós-modernidade, Cidade de Deus