IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania CONHECENDO A AUDIÊNCIA: A RELEVÂNCIA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Barbara Tatiane de Avila Santos (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Cândida Noal Cassol (Universidade Federal de Santa Maria); Patrícia Milano Pérsigo (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste artigo visa relatar a pesquisa de opinião pública realizada por acadêmicos do Curso de Comunicação Social da UFSM, que teve por objeto de estudo a Rádio Comunitária Nova Palma, o perfil de sua audiência e sua relevância para a comunidade. Concebemos, aqui, as rádios comunitárias como relevantes instrumentos de democratização da comunicação, iniciativas que revelam um contexto singular do fazer midiático, já que a prática comunicacional está diretamente atrelada aos próprios indivíduos daquele contexto, caracterizando-se como um local de debates e troca de opiniões. Por fim, concluímos que a rádio em questão tem um papel fundamental como centro de debates, informando e fortalecendo as culturas locais através de sua programação. No entanto, os entrevistados ainda registraram diversas sugestões. Palavras-chave: rádio comunitária, cidadania, perfil do ouvinte, pesquisa de opinião pública |