Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.2782-1


Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

O MÉTODO COMPARATIVO NA PESQUISA DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

Elen Cristina Geraldes (Universidade de Brasília); Janara Kalline Leal Lopes de Sousa (Universidade de Brasília)

Resumo

O artigo analisa os motivos pelos quais o método comparativo adquire importância na pesquisa de Políticas de Comunicação, atribuindo seu sucesso à necessidade de se responder, com eficácia, às demandas sociais, e à insegurança de muitos pesquisadores, que têm de lidar com conceitos distantes de sua área de formação. Apresenta os benefícios da comparação em “iluminar” aspectos não percebidos isoladamente e em fortalecer hipóteses. Mostra a crise de legitimidade do método, resumida no debate sobre a sua viabilidade e a sua oportunidade. Por fim, aponta o risco de se cair nas descrições exageradas, que pode ser superado pela utilização de um referencial teórico bem construído e pela busca de interpretações que também considerem os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos envolvidos nas Políticas de Comunicação.


Palavras-chave:  Comunicação, Políticas de Comunicação, Método Comparativo