IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda PRODUCT PLACEMENT: UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE A INSERÇÃO DE CONTEÚDO PUBLICITÁRIO NA SÉRIE 007 Agatha Peres Nunes Matias (Universidade de São Paulo); Luis Paulo de Carvalho Piassi (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
ResumoA publicidade no mundo contemporâneo, diferentemente do início do século passado, conta com diversificadas formas de divulgar e expor produtos e marcas. O "Product Placement", ou seja, a inserção paga de conteúdo com caráter publicitário em mídias de massa, se destaca entre estas novas ferramentas, e será abordado no decorrer desta pesquisa.
A série 007, em especial o protagonista James Bond e a marca Aston Martin, será o objeto de estudo central. O levantamento de estudos anteriores no campo da semiótica para a análise da utilização do "Product Placement" na série irá contribuir para a identificação do efeito que esta ferramenta pode trazer, tanto para a produção cinematográfica, quanto para o próprio conteúdo publicitário. Desta forma, a semiótica irá auxiliar o desenvolvimento de uma análise capaz de desvendar elementos ocultos na narrativa. Palavras-chave: Product Placement, Automóvel, Cinema, Semiótica, James Bond |