Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2784-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

PRÍNCIPE OU SAPO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA E PORTUGUESA.

Simone Freitas de Araújo Fernandes (Universidade do Minho)

Resumo

O artigo analisa o uso de estereótipos masculinos na publicidade televisiva brasileira e portuguesa. Durante muito tempo, os estereótipos do homem dominador e conquistador foram designados como padrões ideais pela publicidade, mas nas últimas décadas vêm ocorrendo uma significativa mudança nos valores sociais contemporâneos. Através da metodologia de Análise de Conteúdo, foi realizado um estudo com gravações de spots televisivos, durante o horário nobre (20 às 23h), no canal de televisão líder de audiência, durante o mês que corresponde ao Dia dos Pais em cada país. Na grelha de análise, foram verificados itens como o uso de estereótipos, a natureza do anúncio, categoria do produto, apelo publicitário, estratégia criativa, voz off, entre outros. Os dados analisados fazem parte do conteúdo de doutoramento da autora sobre o tema estereótipos de género.


Palavras-chave:  Publicidade, televisão, análise de conteúdo, Estereótipos