Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.2793-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

AUTOGRAFIAS: O ÍNTIMO INFAME DA ESCRITURA HETEROLÓGICA DA MÍDIA

Patrícia Cardoso D'abreu (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O realismo nas representações da modernidade aponta um método de análise de narrativas orientado pela heterologia, para o entendimento sobre formas de autoria em diferentes relatos “realistas” da produção midiática. Faz-se, com as narrativas do “eu” espetacularizado possibilitadas pela web 2.0, um paralelo com as obras ficionais constituídas a partir da experiência autobiográfica dos autores Juan Pedro Gutiérrez, Charles Bukowski, Georges Bataille e Vargas Llosa. A hipótese é de que, na atualidade, a autografia, como escrita heterológica do “eu” está presente tanto nas narrativas “banais” do cotidiano midiatizado, dada a singularidade de sua recepção/emissão/mediação, como no realismo sujo e na “experiência autêntica”, através de um íntimo ínfimo e infame. Os autores que norteiam este trabalho são Giorgio Agamben, Walter Benjamin, Michel Foucault, Beatriz Jaguaribe e Paula Sibilia.


Palavras-chave:  realismo, heterologia, narrativas da recepção, infâmia, web 2.0