Intercom 2011
ResumoID:DT4-FS.2796-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

TELENOVELA BRASILEIRA: A AUDIÊNCIA EM DIFERENTES PLATAFORMAS E ESPAÇOS

Silvia Terezinha Torreglossa de Jesus (PPG em Ciências da Comunicação ECA/USP); Neide Maria de Arruda (PPG em Ciências da Comunicação ECA/USP)

Resumo

O presente artigo propõe o relacionamento e a verticalização dos estudos de recepção de telenovela brasileira com plataformas físicas e virtuais tendo como exemplos a TV Bus Mídia e a plataforma wiki na internet. Ao tratar de duas formas distintas de recepção este artigo tem por objetivo discutir e refletir sobre a recepção da narrativa da telenovela exibida por meio de uma nova categoria de mídia móvel digital, a out of home, por meio da TV Bus Mídia, no transporte público de São Paulo. E, por outro lado, verificar a audiência colaborativa presente na plataforma wiki. Portanto, busca identificar os tipos de experiência comunicativa, cultural, estética e social que emergem nesses novos lugares de assistência da teledramaturgia brasileira.


Palavras-chave:  telenovela brasileira, recepção, transmídia, fãs, narrativa melodramática