Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.2805-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

A COMUNICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL, E SUAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS.

Régis Domingos Bastida (Universidade de Sorocaba)

Resumo

A aplicação dos programas de responsabilidade social das empresas tem se tornado um dos temas de gestão empresariais mais debatidos e divulgados para a sociedade, constituindo uma variável importante na estratégia competitiva das organizações privadas e nas avaliações dos seus desempenhos. As organizações estão tendo que competir num ambiente de negócios cada vez mais exigente e complexo, no qual não é mais suficiente oferecer qualidade e preço competitivo e nem mais suficiente obedecer às leis e pagar impostos. As companhias de sucesso serão cada vez mais pressionadas para olhar criteriosamente o impacto das suas operações dentro e fora de seus departamentos institucionais e, cuidadosamente, verificar os impactos de suas políticas e ações primeiramente para os seus empregados e, posterior, nos clientes, comunidades e na sociedade como um todo.


Palavras-chave:  responsabilidade social, organizações, comunicação, cultura