Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT3.2820-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

RELAÇÕES PÚBLICAS E INTERESSE PÚBLICO: A COMUNICAÇÃO PÚBLICA COMO POSSÍVEL CONDUTA ÉTICA PARA O PROFISSIONAL

Alana Nogueira Volpato (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Para incitar uma reflexão sobre a ética nas Relações Públicas este artigo aborda a vertente social da profissão, a qual se relaciona, sobretudo, com a formação da opinião pública voltada para o interesse público. Essa concepção abrange, além do papel organizacional da profissão, uma vertente que implique a interação social entre os diversos atores presentes no processo comunicativo que abrange o interesse público. Para ressignificar a profissão em sua vertente social, desenvolveremos uma reflexão acerca da ética na profissão partindo de uma definição do Código de Ética relacionada ao conceito de Comunicação Pública (CP). Assim, percebemos que a apropriação dos pressupostos da CP pelas Relações Públicas pode ser percebida, levando-se em consideração que esse processo se desenrole pautado pela participação, mobilização e transparência, como uma postura ética do profissional.


Palavras-chave:  relações públicas, ética, comunicação pública, interesse público