Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PUBLICITÁRIO: REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE Christine Barbosa Betty (Universidade de Fortaleza)
ResumoO artigo sintetiza a tese de doutorado defendida em fevereiro de 2011 em que é realizado um estudo de natureza teórica com emprego da Dialética Negativa de Theodor W. Adorno como método e referencial teórico fundamentado na Teoria Crítica da Sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi deslindar no que consiste a formação do publicitário crítico na sociedade em que vivemos. E nos revelou que a formação do cidadão crítico, incluso o publicitário, na sociedade contemporânea é, segundo Adorno, caracterizada por uma tensão entre duas dimensões: autonomia e adaptação. Mostrou ainda que, simultaneamente, a publicidade e a propaganda são, na atualidade, constituídas pela tensão: informação e persuasão. Neste sentido, orienta-se que a formação do publicitário crítico seja pensada em direção ao equilíbrio de suas tensões. Palavras-chave: formação do publicitário, teoria crítica, propaganda |