Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2832-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

PUBLICIDADE, INTERFACE E IMERSÃO MEDIÁTICA

Wilson Roberto Bekesas (Pontifícia Universidade Católica - SP)

Resumo

O artigo discute as relações entre a publicidade, interface e imersão mediática, frente à emergência das novas mídias. A análise faz parte de um processo ontológico em que a interface deixa de ser o espaço onde superfícies tecnológicas diferentes podem ser postas em contato, dispostas a partilharem uma mesma tomada de decisão; e que, parece-nos, mostra-se insuficiente para dar conta do fluxo imersivo de informações que nos faz perceber “superfície” e “contato”, ou “emissores / mensagem / receptores”, ou “enunciador / enunciado / enunciatários” de nós mesmos, num exercício de subjetividade e reflexibilidade como uma das características do momento presente, em que a publicidade guarda importante papel como seu espelho, mas também como sua porta voz.


Palavras-chave:  publicidade, interface, imersão, mediação, comunicação