Intercom 2011
ResumoID:DT8-TC.2835-1


Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

OS ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA DO CONSUMO

Tarcyanie Cajueiro Santos (Universidade de Sorocaba)

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa “comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas na sociedade”, financiada pela FAPESP. Nele, analisamos a sociedade da comunicação, das imagens e da cultura de consumo, que se difunde nas sociedades do final do século XX e início do XXI, buscando compreender as transformações que têm ocorrido em sua esfera e o modo como incide nas subjetividades contemporâneas. Para tanto nos detemos no campo da publicidade e do marketing. Do ponto de vista do campo publicitário e dos anúncios, nota-se uma mudança de valores onde o empreendimento voltado para a “construção da marca” objetiva criar uma boa imagem da empresa. Do ponto de vista do marketing, busca-se estabelecer uma relação emocional com o consumidor, objetivando satisfações intangíveis, que produzem reações sensoriais.


Palavras-chave:  cultura do cionsumo, sociedade da comunicação, capitalismo informacional