Intercom 2011
ResumoID:DT4-CI.2858-1


DT4: DT 4 - Cinema

ZELIG, O FILME CAMALEÃO (OU COMO CONFUNDIR MAGISTRALMENTE AS FRONTEIRAS E CONVENÇÕES ENTRE O DOCUMENTAL E O FICCIONAL)

Adriana Schryver Kurtz (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vivian Garrido Jung (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

O presente trabalho analisa as estratégias usadas pelo diretor Woody Allen para criar um falso documentário em Zelig (1983). Usando convenções do gênero documental para contar a bizarra história de um fenômeno dos anos 20 nos Estados Unidos - o homem camaleão -, Zelig é apresentado ao público como um documentário de época, a partir de efeitos de envelhecimento da imagem, voz over e o uso sistemático de "provas documentais" típicas do gênero como imagens de arquivo, entrevistas e testemunhos. A partir de teóricos como Ramos (2008) e Nichols (2005), o estudo procura identificar as apropriações feitas por Allen, para contar uma história não apenas ficcional, mas absolutamente inverossímil. A história de Leonard Zelig, que evolui em um crescente nonsense, ilustra magistralmente, desta forma, o conceito de fake documentary ou mockumentary. .


Palavras-chave:  Cinema, Falso Documentário, Zelig, Gêneros, Woody Allen