Intercom 2011
ResumoID:DT8-FK.2869-1


Área: DT 8 - Folkcomunicação

ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA FOLKMÍDIA

Bianca Gonçalves de Freitas (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila)

Resumo

Uma das preocupações da “Folkmídia” é o estudo de como se dá o uso dos elementos folkcomunicativos na mídia. Este estudo tem como proposta mostrar como a metodologia da Análise de Conteúdo pode ser bastante eficaz para analisar o resultado da cultura quando ela é mediada pela televisão, em especial, quando transmitida no telejornal, espaço em que as manifestações folkcomunicacionais são editadas e reconstruídas. Para isso, foram observados como os telejornais da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba, retratam a Folia de Reis. O trabalho analisou o conteúdo do produto noticioso, a partir de três aspectos: a criação de uma nova temporalidade, a modificação do contexto e o processo de seleção e edição de imagens.


Palavras-chave:  Folkmídia, Folkcomunicação, Análise de Conteúdo, Folia de Reis, Vale do Paraíba