Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2884-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

REVISTAS INSTITUCIONAIS E AS CUSTOMIZADAS: A IDENTIDADE E A MARCA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Margareth de Oliveira Michel (Universidade Católica de Pelotas); Jerusa de Oliveira Michel (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Este trabalho propõe-se analisar duas publicações organizacionais: as revistas customizadas e as revistas institucionais, verificando qual a relação que possuem com a identidade, a marca e a memória das organizações a que se vinculam. As revistas são produtos do jornalismo empresarial, constituem publicações de circulação direcionada, que tem como objetivo principal cativar o público interno e externo (principalmente clientes e consumidores) de uma marca ou organização, reforçando a identidade agregando valor à marca e muitas vezes funcionando como elemento de memória institucional. Proporcionam uma proximidade fundamental com o leitor ao ofertar conteúdos informativos e de entretenimento, sem apelar ostensivamente para a divulgação da empresa, seus produtos ou serviços


Palavras-chave:  Revista institucional, Revista customizada, identidade, marca, comunicação organizacional