Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.2899-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS INTERATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO – UM BREVE ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA LATINO-AMERICANA EM TV DIGITAL

Cosette Espíndola de Castro (Universidade Católica de Brasilia)

Resumo

Este artigo se baseia nas reflexões realizadas para o trabalho final de pós-doutorado na Cátedra da Unesco em Comunicação da UMESP e analisa a recente indústria de conteúdos digitais interativos que vem sendo pensada na América Latina e Caribe, particularmente em países como Brasil, Argentina e Colômbia. O estudo baseia-se em um olhar transdisciplinar (a partir de Jesus Martín-Barbero e Edgar Morin), ancorando-se nos estudos sobre Comunicação, Economia e Administração para dar conta da transversalidade do tema que inclui o fomento a centros de pesquisa e produção de conteúdos digitais interativos que, por sua vez, está diretamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico. Também abrange uma visão de inovação que posiciona a comunicação, a educação e a cultura como espaços estratégicos para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos países da Região.


Palavras-chave:  Comunicação e desenvolvimento, Centros de Produção de conteúd, conteúdos digitais interativos