IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda ADVERGAMES EM USO NO MARKETING ELEITORAL:
O JOGO UM MUNDO, UM ESTUDO DE CASO
Douglas Studzinski de Souza (Universidade de Santa Cruz do Sul)
ResumoEste trabalho buscou refletir sobre o uso da ferramenta advergame, que já é bastante utilizada pela publicidade. Porém neste caso especifico, o seu uso se deu de uma forma inédita até então, pois esta ferramenta foi utilizada a serviço do objeto político. Assim, procurou-se compreender o uso do advergame “Um Mundo” como parte da estratégia de campanha da candidata Marina Silva na eleição presidencial de 2010. Amparados nas referências teóricas sobre o marketing digital e o marketing eleitoral, em uma coleta de dados sobre o jogo e a partir de uma entrevista realizada com a idealizadora do advergame, realizou-se uma análise do jogo. Chegou-se a conclusão de o quanto esta é uma ferramenta válida nesse contexto, porque inverte a lógica invasiva e pouco interessante da propaganda política tradicional, pois apresenta os conceitos de uma candidatura de forma lúdica e permissiva. Palavras-chave: Advergames;, Marketing Digital, Mídias Sociais, Marketing Político, Marketing eleitoral |