Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.2912-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

ENTRE A CRIANÇA NOSTÁLGICA E A ADULTIZADA: UM ESTUDO SOBRE MÍDIA, EDUCAÇÃO E CONSUMO

Saraí Patrícia Schmidt (UNIVERSIDADE FEEVALE)

Resumo

Este trabalho resulta de estudo que contempla a análise de propagandas que tematizam o universo infantil, oficinas de Mídia e Educação com crianças da rede pública e discussão com acadêmicos de Comunicação Social e Pedagogia. O objetivo central da pesquisa é problematizar os ensinamentos da mídia sobre a infância, estabelecendo uma política cultural que demarca o que significa ser criança. As análises colocam em relevo a relação entre consumo e a constituição das identidades infantis contemporâneas, evidenciando que a imagem infantil é utilizada para sensibilizar os adultos e crianças para o consumo por meio de dois polos distintos de representação da infância: a criança “nostálgica” (remetendo à ideia de dívida com a infância); e a criança adultizada (erotizada, à frente do seu tempo).


Palavras-chave:  midia, educação, cultura infantil, consumo