Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2936-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING: UM ESTUDO NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

Vanessa Matos dos Santos (UNESP / USC)

Resumo

O endomarketing, ainda que relativamente novo e pouco abordado, configura-se como uma ferramenta importante e eficiente que auxilia no processo de gestão das organizações. Este estudo tem como objeto de estudo uma instituição de ensino superior (IES) privada. Busca-se, primeiramente, apresentar um panorama do ensino superior no Brasil e caracterizar os principais aspectos da organização estudada. Em seguida, apresenta-se os principais aspectos e fundamentos dos processos de endomarketing e comunicação organizacional. Ao mesmo tempo, destaca-se o resultado de uma pesquisa qualitativa aplicada com o propósito de conhecer as opiniões de coordenadores de curso em relação à importância do endomarketing no contexto da instituição estudada.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Endomarketing, Pesquisa qualitativa