Intercom 2011
ResumoID:DT1-TE.2940-1


Área: DT 1 – GP Telejornalismo

MEDIADORES PÚBLICOS: AS IMAGENS EM DESTAQUE

Fabiana Cardoso de Siqueira (Universidade Federal de Pernambuco); Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O presente estudo busca compreender as novas relações que se estabelecem entre os jornalistas e os mediadores públicos. Os mediadores públicos são definidos como integrantes da audiência comunicativa e coprodutores das notícias, pois captam e enviam, eventualmente, imagens aos programas de TV. Para se realizar este artigo, foi feito um estudo de caso do Jornal Hoje (JH), da Rede Globo. O objetivo foi compreender, em que contexto (formato, temática, destaque) os jornalistas do JH exibem essas imagens dentro do telejornal. O período escolhido para gravação e análise dos programas foi de 30 de maio de 2011 a 04 de junho de 2011.


Palavras-chave:  telejornalismo, mediadores públicos, Jornal Hoje