Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2942-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

REVISTA UCPEL 50 ANOS: MEMÓRIA OU MARKETING EDUCACIONAL?

Cleiton Bierhals Decker (Universidade Católica de Pelotas); Margareth Michel (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

Este artigo, que se caracteriza por ser um estudo exploratório, busca compreender estratégias e instrumentos ou mídias de comunicação que as organizações usam para manter um bom relacionamento com seus públicos, utilizando a comunicação, a memória e o marketing educacional como ferramentas de interatividade.No entanto, os instrumentos podem conter diferentes estratégias, tais como o resgate e a preservação da memória institucional ou colocar-se a serviço do marketing. O objeto de estudo neste trabalho,é a Revista UCPel 50 Anos, o qual é analisado a partir do referencial teórico, buscando responder se esta se caracteriza como resgate e preservação da memória institucional ou como marketing educacional. Os principais autores que dão sustentação ao trabalho são Bosi(1994), Candau(2003), Cobra, Braga,(2004), Kotler, Keller(2006), Kotler, Fox(1994), Las Casas(2000), Pollak(1992) e Nora(1993).


Palavras-chave:  UCPel, Memória, Marketing Educacional, Revista UCPel