Intercom 2011
ResumoID:DT7-CR.2944-1


Área: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

AS BONEQUINHAS DA SORTE DE GRAVATÁ NO CONTEXTO DO PROCESSO FOLKCOMUNICACIONAL E DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Decilene Maria Santos Mendes da Silva (UNIV FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Na cidade de Gravatá, em Pernambuco, uma bonequinha de pano costurada à mão é símbolo local e extrapola fronteiras, sendo comercializada em outros países. Esta pesquisa busca através de um olhar sob as lentes da folkcomunicação, perceber os cenários, contextos e processos midiáticos que movem a produção, venda e interpretação dos significados adquiridos pela “Bonequinha da sorte de Gravatá”, bem como que tipo de contribuição ela possibilita para o desenvolvimento local. O estudo envolve o conteúdo cultural e social, simbólico e discursivo, ressignificação, funcionalização e reconversão, bem como as estratégias de folkmarketing e comunicação mercadológica e institucional pelas quais passa o objeto, levando a visualizar até que ponto a bonequinha da sorte pode configurar e promover o desenvolvimento local.


Palavras-chave:  Bonequinha da Sorte, Comunicação, Folkcomunicação, Folkmarketing, Desenvolvimento Local.