Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.2949-2


Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

O ADORNO COMO OBJETO SIMBÓLICO DE UM HABITUS DE CLASSE

Maria da Graça Portela Lisboa (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

Este estudo tenta desvelar as estratégias de artigos de apresentação de si, mais precisamente, os adornos, dentro de uma concepção bourdieusiana. A questão que nos torneia é como o adorno, enquanto objeto simbólico, ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Para tanto, é necessário entender as lógicas dos bens simbólicos dentro de seu contexto socialmente construídos e na sua diferenciação com as demais classes sociais. Entendemos que a apreciação dos objetos simbólicos é guiada por duas forças que se constituem dentro do campo de bens simbólicos, uma é o habitus primário (família) e sua posição de classe que configura as percepções ou gosto dos indivíduos como forma de reprodução de um gosto de classe, a segunda força é a lógica própria dos bens culturais, isto é, o mercado de bens culturais.


Palavras-chave:  Habitus de classe, adorno, objeto simbólico, bens culturais