Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.2958-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

FLUXO PUBLICITÁRIO: PRÁTICAS DE CONSUMO E RECEPÇÃO DA PUBLICIDADE DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL PELOS CONSUMIDORES MASCULINOS

Patricia Sanae Tanabe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiana Cirne Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender as práticas de consumo e a recepção da publicidade de produtos de higiene pessoal (desodorante, pasta de dente e xampu), pelo público masculino. Contempla-se a Etapa I do Projeto “Fluxo Publicitário: estratégias de produção publicitária, anúncios e apropriações pelos consumidores”, que conta, ainda, com mais duas Etapas. A base teórica são os estudos culturais, especialmente as noções de articulação e fluxo e a proposta de codificação e decodificação. A metodologia é qualitativa com entrevistas em profundidade complementada por estimulo visual. Como resultados parciais, observa-se a diferença entre o consumo do anúncio e do produto, entendendo-se, assim, a independência entre tais práticas.


Palavras-chave:  Fluxo publicitário, publicidade, recepção, produtos de higiene pessoal