Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.2985-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

CONSUMO CONSCIENTE NA RENDA BAIXA: AVANÇOS OU DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO?

Maria de Lourdes Bacha (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Angela Schaun (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

Este artigo busca avaliar o índice de consumo consciente na população renda baixa residente em São Paulo, Capital. Tem por justificativas o tamanho do segmento baixa renda, a importância do tema e a falta de trabalhos acadêmicos que tratem especificamente da renda baixa e consumo consciente. O artigo se inicia com referencial teórico seguido pela apresentação de resultados de pesquisa empírica quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário estruturado, incluindo dados demográficos e consumo consciente, cuja escala foi adaptada de trabalhos publicados pelo Instituto Akatu. Os resultados indicam que os índices de consumo consciente renda baixa ainda não são significativos e assim haveria espaço para ações comunicacionais e de conscientização tanto de empresas como dos governos.


Palavras-chave:  consumo consciente, sustentabilidade, consumidor da renda baixa