Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.3036-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

TRIBOS E JUVENILIZAÇÃO HOJE, GRUPOS E VISIBILIDADE ONTEM: BUSCANDO NO PASSADO AS RAÍZES DA CONTEMPORANEIDADE

Fabiana Parra de Lazzari (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

A partir da observação de fenômenos da contemporaneidade, em especial a juvenilização da sociedade e o “tribalismo”, como denominou Michel Maffesoli, este trabalho se propõe a observar as possíveis raízes de tais fenômenos. Partindo de conceitos e escritos de Edgar Morin, analisamos a segunda metade da década de 1960, período em que se deu, no Brasil e no mundo, a emergência da juventude como categoria social, assim como a gênese da representação midiática dos jovens. Com relação a esta última, este estudo analisa os três grupos presentes na cena midiática brasileira daquele período: a Jovem Guarda, os “MPBistas” e os Tropicalistas. Com seus discursos próprios, com suas canções e modos de ser e se apresentar, cada um dos grupos contribuiu para o protagonismo juvenil na referida década.


Palavras-chave:  Comunicação, juventude, juvenilização da sociedade, cena midiática brasileira