IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais CLUBES DE FUTEBOL COMO INSERÇÃO SOCIAL E FERRAMENTA DE CONSUMO Rafael Prieto Ferraz (Universidade de São Paulo)
ResumoEsse artigo observa como os clubes futebolísticos, além de exercer papel identitário sobre o indivíduo, podem apresentar forte poder aglutinador sobre o mesmo, o qual pode manifestar o sentimento de pertencimento a esse grupo de diversas formas: no consumo, no ato de torcer, etc. A comunicação publicitária, além de financiar e hiperbolizar o espetáculo esportivo, pode ser ferramenta ratificadora das identidades clubísticas como forma de potencializar o processo de consumo. Ademais, o artigo apresenta a análise de um caso real com o intuito de ilustrar os conceitos e as discussões apresentadas. A campanha “Eu nunca vou te abandonar” fora a escolhida como objeto de análise por, entre outros motivos, ser aquela que apresenta de forma clara a inserção do torcedor - como ferramenta e objetivo de engajamento - no processo de comunicação, de produção simbólica e de consumo. Palavras-chave: esporte, comunicação, futebol, consumo, propaganda |