Área: DT 6 – GP Produção Editorial A SIMPLICIDADE ESTRUTURAL NA IMPRENSA CARICATA Tammie Caruse Faria Sandri (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste trabalho busca analisar as manifestações caricaturais da imprensa de Rio Grande/RS a partir da Teoria da Imagem de Villafañe (2000), nos aspectos referentes a um dos elementos
morfológicos da imagem, a forma. Foi produzido para a disciplina de Estratégias Semiológicas dos Discursos Midiáticos e utilizado, em parte, na proposta de qualificação de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM. O objetivo é verificar a simplicidade estrutural do conteúdo icônico logo no início do uso de imagens no jornalismo, no século XIX. Para objeto de análise tomam-se três contracapas dos jornais caricatos de Rio
Grande/RS Diabrete, Marui e Bisturi, sobre as quais são aplicadas as metodologias propostas pelo autor. Palavras-chave: teoria da imagem, mídia visual, imprensa caricata, jornalismo impresso |