Intercom 2011
ResumoID:DT4-FS.3103-1


DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada

HORÁRIO NOBRE DO CONSUMO: ASCENSÃO SOCIAL E CONSUMO NA NOVELA DAS NOVE

Rosilene Moraes Alves Marcelino (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Neste trabalho procuramos refletir sobre o consumo na intraficção, analisando um pequeno fragmento da telenovela brasileira Passione, do autor Silvio de Abreu, veiculada no período de 17 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011, em horário nobre, a partir das 21h, pela Rede Globo de Televisão. Propomos, para tal, um recorte limitando este paper à análise de uma personagem desta trama, Clô (Clotilde Iolanda Souza e Silva), em uma cena do 156º capítulo, exibido no dia 13 de novembro de 2010. Os autores aqui utilizados são Thorstein Veblen, Max Weber, Richard Sennett, Collin Campbell, Walter Benjamin, Jean Baudrillard, Edgar Morin.


Palavras-chave:  comunicação e consumo, sociologia do consumo, telenovela