Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.3111-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

OS CANTOS DAS CIDADES: CENAS MUSICAIS E MEDIATIZAÇÃO NA ERA DOS DOWNLOADS

Jeder Silveira Janotti Júnior (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O artigo procura amplificar a idéia de cena desenvolvida por William Straw levando em conta não só os aspectos sociológicos da proposição inicial dos pesquisador canadense, como também o processo de meditização da música nos cenários urbanos contemporâneos. Essas discussões tem como pano de fundo a compreensão da importância do consumo dedicado de música nos tecidos urbanos em tempos de internet, destacando o papel desempenhado pelas vibrações musicais na constituição de uma tessitura da intriga que envolve consumo, espaço e circulaçao difusa de julgamentos de valor no processo de revalorização das cenas musicais como locais de práticas de consumo e fruição estética da música popular massiva.


Palavras-chave:  cena musical, mediatização, música popular massiva