Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.3113-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

A “SALVAÇÃO” NOS REMÉDIOS: ANÁLISE DO FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO NO DISCURSO MIDIÁTICO

Luiz Marcelo Robalinho Ferraz (Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

O objetivo deste artigo é lançar reflexões a respeito do fenômeno de medicalização da sociedade a partir de uma leitura crítica dos discursos produzidos pela mídia. Para isso, selecionamos capas de duas revistas brasileiras de circulação nacional (Veja e Época) veiculadas entre 2008 e 2010 nas quais a saúde foi tema principal da publicação. Pela análise do material escolhido, verificamos que a medicalização guarda relação, em certa medida, com o discurso da promoção da saúde a partir do momento em que os enunciados supervalorizam, por um lado, o consumo de remédios como forma importante de prevenir e evitar doenças e, por outro, metaforizam hábitos saudáveis de vida como medicação, normatizando o cuidado com a saúde.


Palavras-chave:  medicalização, doença, promoção da saúde, mídia