Intercom 2011
ResumoID:DT8-EP.3120-1


Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ECONOMIA POLÍTICA DO RÁDIO NO BRASIL

Cesar Ricardo Siqueira Bolaño (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo sistematizar algumas reflexões sobre a economia política do rádio no Brasil, partindo de considerações gerais que desembocarão numa proposta de periodização. Não se trata de um estudo da História do rádio, mas da construção de uma ferramenta de análise (a periodização) absolutamente necessária para uma correta perspectiva dos processos sociais no sentido da Economia Política da Comunicação (EPC), que constitui o fundamento teórico do presente texto. Trata-se de um trabalho ainda inicial, que se restringe basicamente ao rádio comercial e espera ser enriquecido a partir da contribuição dos colegas mais diretamente vinculados aos estudos sobre o rádio.


Palavras-chave:  Rádio, Televisão, Economia Política, Comunicação