Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte O ESPORTE E A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS: ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA "WRITE THE FUTURE", DA NIKE Anderson Gurgel Campos (Unisa)
ResumoEste artigo pretende estudar a espetacularidade do esporte no ambiente audiovisual, a partir da geração de efeitos de sentido que ocorrem pela montagem das peças em veiculação. O caso em estudo é o da empresa norte-americana de artigos esportivos Nike, que chega a ter um canal próprio de veiculação dos seus filmes no Youtube, entre outras ações de divulgação dos seus filmes. Nessa reflexão, vamos trabalhar especificamente com a campanha publicitária “Write The Future”, da empresa citada, e que foi criada para veiculação na Copa do Mundo de Futebol de 2010. A partir do filme principal feito para essa ação comercial, refletiremos sob os aspectos da montagem, efeitos e outros recursos técnicos e de conteúdo, e as relações com o atual ambiente de geração de imagens audiovisuais, dentro de um cenário de convergência de mídias. Palavras-chave: Imagens do Esporte, Convergência das Mídias, Nike, Espetáculo Esportivo, Publicidade |