Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.3178-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

SENTIDOS EM CIRCULAÇÃO: COMO AS REVISTAS VEJA, ISTOÉ E ÉPOCA ATUALIZAM SEUS CONTRATOS DE LEITURA A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS A INTERNET

Paulo Fernando de Carvalho Lopes (UFPI); Maria de Lourdes Pereira Sousa (UFPI)

Resumo

Analisa como as revistas semanais de informação Veja, Época e IstoÉ fazem os sentidos circularem ao trabalhar com temas ligados a Internet. Parte-se da hipótese que o objetivo das revistas é atualizar o contrato de leitura (VERÓN, 2004). O corpus compreende amostras dos três suportes, coletadas nas três primeiras semanas do mês de agosto de 2010, somando nove edições. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria dos Discursos Sociais (PINTO, 1999). No processo de análise, investigamos as marcas enunciativas deixadas na superfície dos textos a fim de identificar os modos e as estratégias utilizadas por cada revista na abordagem de assuntos relacionados ao mundo virtual com o objetivo de manter-se fiel e atual ao redefinir sua contratualidade com o público leitor.


Palavras-chave:  Discursos, Contrato de leitura, Enunciação, Revistas semanais, Internet