Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.3205-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

RACIONALIZAÇÃO NO ENSINO DA PUBLICIDADE DIGITAL

Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Os professores de publicidade geralmente solicitam o uso de meios digitais nos trabalhos universitários. O mesmo modismo ocorre no mercado publicitário. Baseiam-se na estratégia “bala de prata”, concebendo os meios digitais como a única e mágica formulação de um diferencial publicitário. Deveriam analisar a história da construção da marca do produto e planejar qual o feedback que deverá ser atingido por esses meios digitais. Analisamos a estratégia de construção de marcas através dos conceitos de Bourdieu (2008) de habitus, capital simbólico, e campo de poder simbólico. Demonstrando no case da Macdonald's versus Burguer King, que o uso dos meios digitais como modismo não basta para crescer o seu capital simbólico e dar visibilidade às fragilidades da marca, gerando a perda de valor simbólico e econômico.


Palavras-chave:  Publicidade, Marca, Redes Sociais Digitais