Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem A ATMOSFERA NO VAREJO: UM DISCURSO PERSUASIVO PENTADIMENSIONAL Edgar Almeida (Metodista)
ResumoA sociedade pós-moderna trouxe consigo o imperativo da inovação constante. Tudo parece estar mudando, os consumidores, a mídia, a sociedade, as empresas etc. Assim, não seria diferente com a comunicação mercadológica. Por muito tempo, a comunicação bidimensional dos tradicionais veículos de massa, focada nos sentidos da visão e audição, se mostrava a melhor alternativa. Porém, para este novo consumidor pós-modernista, hedonista, o uso de uma comunicação pentadimensional que estimule os cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) está mais alinhavada com seus anseios. Logo, este artigo procurou por meio de uma pesquisa bibliográfica explorar as peculiaridades da Atmosfera no Varejo, que apesar de não ser uma técnica inédita, seu uso pelos varejistas em sua plenitude ainda é restrito. Palavras-chave: comunicação mercadológica, comunicação integrada de marke, discurso persuasivo, merchandising, atmosfera no varejo |