Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.3226-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL NAS ORGANIZAÇÕES COMO MODELO DE RESPOSTA À VULNERABILIDADE EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)

Resumo

Atualmente a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade nas organizações, principalmente quando se internacionalizam exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que analisará o comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Aqui apresentamos um resgate da literatura especializada sobre interculturalidade, gestão das multinacionais, cultura organizacional e comunicação, com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre elementos vitais nos


Palavras-chave:  Comunicação intercultural, Gestão da comunicação intercul, Globalização