|
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus sócios estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e no exterior. É associação representativa da área de Comunicação Social, membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Se inter-relaciona em âmbito internacional nos fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação: CONFIBERCOM - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; LUSOCOM – Associação Lusófona de Comunicação; ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; e IAMCR – International Association of Mass Communication Researchers.
Promove um congresso anual – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – agendado tradicionalmente para a primeira semana de setembro. As últimas quatro edições (de 2006 a 2010) reuniram, em média, cerca de 4.000 pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação. A Sociedade incentiva e promove ainda a organização de Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, nos meses de maio/junho, com a finalidade de examinar questões mais específicas e de aglutinar os pesquisadores no espaço e que eles atuam cotidianamente.
|
|
• Contribuir para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação;
• Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e cultura brasileiras;
• Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;
• Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e de pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;
• Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;
• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
• Manter intercâmbio com organismos congêneres, em âmbito local, regional, nacional e internacional.
|
• Realização de congresso oficial anual, congressos regionais de pesquisa, seminários, simpósios especiais, cursos de curta duração, grupos de estudo sobre aspectos da realidade brasileira no campo da Comunicação;
• Realização de Colóquios Bi-Nacionais de forma a promover a pesquisa conjunta e integrada de pesquisadores brasileiros e pesquisadores de diversos países da Europa, Asia, América Latina e Estados Unidos;
• Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;
• Edição e co-edição de livros e volumes que tratem de temas específicos e de aspectos interdisciplinares da Comunicação;
• Produção, edição e distribuição de vídeo, áudio, CD-ROM e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;
• Manutenção da PORTCOM – Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa – em convênio com instituições de ensino ou de cultura; assim como apoio à organização de entidades de Comunicação – museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;
• Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante contato com organizações distintas para a concessão de bolsas de estudos;
• Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do País e do exterior, para o intercâmbio de informações;
• Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e eventos da área da Comunicação produzidos e realizados no Brasil;
• Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a Comunicação e sua interdependência com a Educação para formar, informar e aperfeiçoar profissionais vinculados a instituições de ensino;
• Estimular a realização de pesquisas continuadas nos Grupos de Pesquisa, agrupados por Divisões Científicas.
|
Presidente
Antonio Carlos Hohlfeldt
Vice-Presidente
Nélia Rodrigues Del Bianco
Diretor Financeiro
Fernando Ferreira de Almeida
Diretor Administrativo
José Carlos Marques
Diretora Científica
Marialva Carlos Barbosa
Diretora Cultural
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
Diretor Editorial
Osvando José deMorais
Diretora de Documentação
Maria Cristina Gobbi
Diretora de Projetos
Paula Casari Cundari
Diretor de Relações Internacionais
Edgard Rebouças
|
Ada de Freitas Maneti Dencker
Eduardo Barreto Viana Meditsch
Giovandro Marcus Ferreira
José Luiz Proença
Maria Salett Tauk Santos
|
José Marques de Melo (Presidente)
Margarida Kunsch (Vice-Presidente)
Sonia Virgínia Moreira (Secretária)
Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Conselheiro)
Anamaria Fadul (Conselheira)
Cicilia Peruzzo (Conselheira)
Gaudêncio Torquato (Conselheiro)
Manuel Carlos Chaparro (Conselheiro)
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Conselheiro)
|
Representantes por regiões:
Ana Carolina Rocha Pessoa Temer (Centro-Oeste)
Iluska Maria da Silva Coutinho (Sudeste)
Maria Ataíde Malcher (Norte)
Moacir Barbosa de Sousa (Nordeste)
Valério Cruz Brittos (Sul)
|
Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Genio de Paulo Alves Nascimento (Intercom)
Mariana Beltramini (Intercom)
|
|
|
|
|
|