Trabalhos
DT4: DT 4 - GP Cinema |
[Voltar] |
1607-1 -
IMAGINAÇÃO MELODRAMÁTICA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO: A COTIDIANIZAÇÃO DO SENTIDO RELIGIOSO NO MELODRAMA
Artur Felício Costa (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: melodrama, desencantamento do mundo, imaginação melodramática, cinema | [Trabalho] |
748-1 - A BUSCA DE SONS AO REDOR: UMA ANÁLISE FÍLMICA AUDITIVA
Adriano Medeiros da Rocha (Universidade Federal de Ouro Preto)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: som, paisagem sonora, ruído, cinema brasileiro, o som ao redor | [Trabalho] |
1668-1 - A CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA NO CINEMA NACIONAL: OS CASOS DE "TERRA ESTRANGEIRA" E "DURVAL DISCOS"
Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana (Universidade Estadual de Goiás)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: comunicação, cinema, música, canção popular brasileira | [Trabalho] |
673-1 - A COSMÉTICA DO SANGUE: O BAIXO ORÇAMENTO COMO VALOR NOS FILMES DE TERROR
Filipe Tavares Falcão Maciel (Universidade Federal da Paraiba); Thiago Soares (Universidade Federal da Paraiba)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, terror, baixo orçamento, estética, valor | [Trabalho] |
1808-1 - A FORMA RÍTMICA DAS IMAGENS DE MICHEL GONDRY
Mário Gustavo Coelho (Universidade Anhembi Morumbi)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, ritmo, Michel Gondry | [Trabalho] |
615-1 - A NATUREZA DA TRAGÉDIA E A MODERNIDADE SELVAGEM
Rafael Fernandes de Freitas (Universidade Federal de Goiás)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, tragédia, melodrama, modernidade | [Trabalho] |
1407-2 - ACELERAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES: MARCAS DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA ALÉM DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA
Roberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,); Liana Gross Furini (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, tecnologias digitais, crowdfunding, internet | [Trabalho] |
633-1 - ADORÁVEL ESTRANHEZA: JENTSCH, FREUD E O UNCANNY VALLEY NA FACETA NÃO HORRÍVEL DO UNHEIMLICH NO FILME TED
Tiago Alves de Moraes Sarmento (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Ficção, Unheimlich, Psicanálise | [Trabalho] |
1314-1 - ALIENAÇÃO E FORMA – NOTAS SOBRE A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS FORMALISTAS SOBRE CINEMA
Douglas Deó Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: formalismo, pesquisa ‘nível-médio’, Roman Polanski, cinema | [Trabalho] |
1016-1 - AMOR, SOFRIMENTO E CASAMENTO – A SEMIOSE MELODRAMÁTICA DO CINEASTA ARTESANAL CYRO MATOSO
Fabiana Maria Moro Van Abbema (Instituto Federal do Paraná)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: semiótica peirceana, cinema, Cyro Matoso, melodrama, gênero cinematográfico | [Trabalho] |
1208-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO EM “O MISTÉRIO DO SAMBA”
Guilherme Carréra Campos Leal (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, discurso, samba | [Trabalho] |
1541-1 - COTIDIANO, MEMÓRIA, DEVANEIOS E TRISTEZAS DO CIDADÃO COMUM NOS DOCUMENTÁRIOS "CARTA PARA O FUTURO" E "MATARAM MEU IRMÃO"
Denise Tavares da Silva (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Documentário, cotidiano, cidadão comum, Carta para o futuro, Mataram meu irmão | [Trabalho] |
1326-1 - ELOGIO DA IMPERFEIÇÃO: [REC] E A CÂMERA DIEGÉTICA EM FALSOS FOUND FOOTAGE DE HORROR
Rodrigo Carreiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: horror, documentário, found footage, estilística cinematográfica, cinema | [Trabalho] |
581-1 - FILMES BRASILEIROS EM SALA DE AULA: UM DEBATE NO CONGRESSO NACIONAL
Rodrigo de Castro Resende (Universidade de Brasília)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Escola, Cinema Brasileiro, Política Pública, Projeto de Lei | [Trabalho] |
721-1 - HISTÓRIA, FICÇÃO E REALIDADE NOS FILMES POLICIAIS BRASILEIROS
Luiza Cristina Lusvarghi (Universidade Nove de Julho)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: filme policial, história do cinema, jornalismo policial, cinema brasileiro | [Trabalho] |
1131-1 - ILHA DE VERA CRUZ, TERRA DE SANTA CRUZ, BRASIL: MEMÓRIA EPISTOLAR E IMAGENS “CEGAS” DO DESCOBRIMENTO
Rafael Rocha Jaime (Universidade Estácio de Sá); Leila Beatriz Ribeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Narrativas visuais, Imagem, Memória, Vera Cruz, Rosângela Rennó | [Trabalho] |
261-1 - INGLOURIOUS PLUMMERS CINEMA E VIDEOGAMES NA CRIAÇÃO DE UM FAN MADE TRAILER
Barbara Zilda Grebin (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: fan made trailer, trailer, videogame, cinema | [Trabalho] |
301-1 - LINGUAGEM AUDIOVISUAL E ANTROPOLOGIA: PARALELOS ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TEXTO ETNOGRÁFICO
Mario Cesar Pereira Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: audiovisual, documentário, antropologia, objetividade, representação | [Trabalho] |
1644-1 - MEIA NOITE EM PARIS: REFLEXÕES SOBRE O FILME DE WOODY ALLEN
Vívian de Nazareth Santos Carvalho (Universidade Federal do Pará); Evelyn Cristina Ferreira de Aquino (Universidade Federal do Pará)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Nostalgia, Dialogismo, Produção cinematográfica | [Trabalho] |
1189-1 - MEU NOME NÃO É JOHNNY: UM OLHAR SOBRE A PERSONAGEM
Sheyla Graziela Crispim Lacerda (Universidade Federal do Ceará)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Literatura, Tradução Intersemiótica | [Trabalho] |
1932-1 - NAS PARAGENS DE PÉTER FORGÁCS, A MEMÓRIA EM MOVIMENTO
Geraldo Marcio Peres Mainenti (Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema contemporâneo, filmes amadores, congelamento de imagem, comunicação | [Trabalho] |
1001-1 - NOTAS SOBRE O SOM NAS CINEMATOGRAFIAS ARGENTINA E BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAS
Fernando Morais da Costa (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: som, cinema contemporâneo, ponto de escuta, cinema argentino, cinema brasileiro | [Trabalho] |
274-1 - NOTAS SOBRE VÍDEOS AMADORES DE FICÇÃO NO BRASIL: O “CINEMA DE BORDAS”
Laura Loguercio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema brasileiro, Cinema amador, Filme doméstico, Cinema de bordas | [Trabalho] |
1915-1 - O CINEMA “COMPROMETIDO" E A CAVAÇÃO FLEXIBILIZADA DE SILVINO SANTOS
Sávio Luis Stoco (Universidade Estadual de Campinas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema Silencioso Brasileiro, Documentário, cinema de cavação, Silvino Santos, No Rastro do Eldorado | [Trabalho] |
131-1 - O OLHAR INTERIOR EM "IAÔ" (1976) DE GERALDO SARNO
Felipe Corrêa Bomfim (Universidade de Campinas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário brasileiro, Geraldo Sarno, processo de criação, candomblé | [Trabalho] |
752-1 - PERSONAGENS EM DESLOCAMENTO NO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO
Gustavo Souza da Silva (Universidade Federal de São Carlos)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário, personagem, deslocamento | [Trabalho] |
830-1 - PUBLICIDADE E CINEMA
Roselita Lopes de Almeida Freitas (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, publicidade, linguagem, intertextualidade | [Trabalho] |
1202-1 - QUAL REALISMO É O NOVO?: ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO DAS ORIGENS DO NEO-REALISMO NO DISCURSO CRÍTICO DO PÓS-GUERRA NA ITÁLIA E NA FRANÇA
Cid Vasconcelos de Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Crítica, Neorrealismo, Realismo Poético | [Trabalho] |
1101-1 - QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. A POLÍTICA AMERICANA NO CINEMA
Letícia Borges de Assis (Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora); Andreia de Vasconcelos Gorito (Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, mídia, escândalo, poder político | [Trabalho] |
393-1 - REASSEMBLAGE – UM FILME SOBRE O SENEGAL?
Gustavo Soranz Gonçalves (Centro Universitário do Norte)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Reassemblage, Trinh T. Minh-ha, cinema documentário, filme etnográfico, Senegal | [Trabalho] |
1153-1 - RECOMEÇOS: ELEMENTOS DA MANIPULAÇÃO DE IMAGEM E SOM EM TEMPO REAL NA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS CINEMÁTICOS
Alexandre Coronato Rodrigues (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Livecinema, Tempo-real, Multimidia | [Trabalho] |
1544-1 - REVISÃO DO MELODRAMA EM A PELE QUE HABITO
Wendy Almeida de Araújo (Universidade Federal de Goiás)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Melodrama, Almodóvar | [Trabalho] |
324-1 - ROCKERS, RECURSOS DE ENCENAÇÃO NUM FILME EMBLEMÁTICO SOBRE A CULTURA RASTAFARI
Riccardo Migliore (Universidade Federal da Paraíba)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, ficção, documentário, mise en scène, comunicação | [Trabalho] |
1244-1 - VÍDEO DIGITAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM PARINTINS/AM
Renan Albuquerque Rodrigues (Universidade Federal do Amazonas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Vídeo digital, Produção ficcional | [Trabalho] |
703-1 - “ESSA MARCA VAI FICAR DE VERA!”: COTIDIANO E O LIMIAR DA HOSPITALIDADE EM "A FALTA QUE ME FAZ"
Diego Baraldi de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário, limiar da hospitalidade, cotidiano, A falta que me faz | [Trabalho] |