TRABALHOS
DT4-CI: DT 4 - GP Cinema |
[Voltar] |
599-1 - A AMBIÊNCIA NAZISTA PRESENTE NO FILME JOGOS VORAZES
Jerônimo Teixeira Strehl (Universidade Paulista)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: intermidialidade, jogos vorazes, nazismo, poder, racismo | [Trabalho] |
642-1 - A CENA ENTRE A DESCONTRAÇÃO E O CONTROLE EM “VIDA”, DE PAULA GAITÁN
Diego Baraldi de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário brasileiro, hospitalidade, extracampo, antecampo, "Vida" | [Trabalho] |
1306-1 - A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA SOCIAL SOB O FOCO DA CULTURA GUARANI.
Cid Nogueira Fidelis (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Marcia Marques Gomes (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, índio, guarani-kaiowá, representação social, ava marandu | [Trabalho] |
2120-1 - A INVENÇÃO E REINVENÇÃO DAS ANIMAÇÕES NO CINEMA
Anderson Alves da Rocha (Faculdade Maringá)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema de animação, Hollywood, Walt Disney | [Trabalho] |
694-1 - A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA (1995-2013) E O ATUAL MODELO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CINEMA NACIONAL
Danielle dos Santos Borges (Universitat Autónoma de Barcelona)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, políticas cinematográficas, produção cinematográfica, audiovisual, economia política | [Trabalho] |
2382-1 - A QUEBRA DO HORIZONTE DE EXPECTATIVA EM DO COMEÇO AO FIM E EM MISTÉRIOS DA CARNE
Katarina Kelly Brito Castro (Universidade Federal da Bahia)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: horizonte de expectativa, espectador, cinema | [Trabalho] |
1567-1 - A TELEVISÃO PÚBLICA COMO JANELA DE EXIBIÇÃO DO CINEMA NACIONAL
Tiago Nunes Severino (Instituto Federal do Sul de Minas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Televisão pública, Cinema brasileiro, Legislação, TV Brasil | [Trabalho] |
224-1 - A TEMÁTICA RELIGIOSA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO EM “DEUS É UM FOGO” (1987), DE GERALDO SARNO
Felipe Corrêa Bomfim (Universidade Estadual de Campinas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Geraldo Sarno, Deus é um fogo, Teologia da Libertação, Documentário, Religião | [Trabalho] |
587-1 - BRASÍLIA E O MITO DA TERRA PROMETIDA: A ÊNFASE DO DISCURSO MITOLÓGICO ATRAVÉS DO CINEJORNAL
Andreza Lisboa da Silva (Universidade Estadual de Londrina)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinejornal, mitologia política, imaginário, comunicação visual, Brasília | [Trabalho] |
1743-1 - CINEMA E CIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CAPITAL PERNAMBUCANA NO CURTA-METRAGEM “RECIFE FRIO”
Guilherme Carréra Campos Leal (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, cidade, estética | [Trabalho] |
2157-1 - CONFLITO E DIÁLOGO NA PRÁXIS CINEMATOGRÁFICA DO DOCUMENTÁRIO TRABALHADORAS METALÚRGICAS
Marcos Corrêa (Faculdade do Povo); Alfredo Dias D´almeida (Lar Fabiano de Cristo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Documentário, Audiovisual de não ficção, Análise de Imagem e Som, Movimento Sindical, Documentário Militante | [Trabalho] |
1532-1 - DEAMBULAÇÃO E DESLOCAMENTO NA BUSCA POR SUGAR MAN: REFLEXÕES SOBRE UM DOCUMENTÁRIO MUSICAL
Laura Loguercio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Documentário musical, Filme de busca | [Trabalho] |
1111-1 - DO RITUAL DA SERPENTE À SERPENTE ESPIRALADA: INTERSEÇÕES TRANSCENDENTES ENTRE CINEMA, ARTES PLÁSTICAS E MEMÓRIA NA OBRA DE ROSÂNGELA RENNÓ
Rafael Rocha Jaime (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Leila Beatriz Ribeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Imagem e Memória, Arte Contemporânea, Rosângela Rennó | [Trabalho] |
793-1 - EFEITOS VISUAIS E SEUS USOS EM FILMES BRASILEIROS ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2013
Roberto Tietzmann (PUCRS)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, efeitos visuais, cinema brasileiro, pós-retomada | [Trabalho] |
38-1 - EM BUSCA DO IMAGINÁRIO MOVIMENTADO PELO DOCUMENTÁRIO “O DIA QUE DUROU 21 ANOS”
Danilo Fantinel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: imaginário, cinema, documentário, regime militar, Brasil | [Trabalho] |
740-1 - ENTRE O MITO E O HUMANO: GRANDEZAS E DESVIOS DO HERÓI NO WESTERN AMERICANO
Tito Eugênio Santos Souza (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, western americano, herói, símbolo, ideologia | [Trabalho] |
1373-1 - ENTRE O SAGRADO E O FANTÁSTICO: AS (DES)CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS EM NOÉ
Fabiana Rodrigues (PUCPR)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: fantástico, sagrado, desconstrução, descrença | [Trabalho] |
1730-1 - ESTÉTICA SONORA NO CINEMA DE TERROR: DIFERENÇAS NOS EFEITOS SURPRESAS EM RINGU E O CHAMADO
Filipe Tavares Falcão Maciel (Faculdades Integradas Barros Melo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, terror, efeitos sonoros, diferenças, Adobe Audition | [Trabalho] |
935-1 - EUROPA DESNUDADA: A REPRESENTAÇÃO DO SEXO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
Fabio Camarneiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema Europeu, Sexualidade, Europa Contemporâne, Arte Erótica, Pornografia | [Trabalho] |
1505-1 - IDENTIDADE BRASILIENSE: MEMÓRIA RECRIADA A PARTIR DO CINZEL FÍLMICO DE VLADIMIR CARVALHO
Alenor Alves da Silva Júnior (Universidade Federal de Goiás)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, documentário, história, memória, trabalhadores | [Trabalho] |
2518-1 - IDENTIDADES “NORDESTINAS” NO CINEMA BRASILEIRO: O IMAGINÁRIO DO NORDESTE OU COMO NOS SÃO DADAS NOSSAS MEMÓRIAS.
Barbara Heliodora Gollner Medeiros Moreira (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema brasileiro, Nordeste, Identidade, Memória, Imaginário | [Trabalho] |
2240-1 - IMPRESSÕES DA MORTE: TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL, PAREIDOLIA E OS LIMITES DA VISIBILIDADE NO FOUND FOOTAGE DE HORROR
Klaus Berg Nippes Braganca (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema de Horror, Transcomunicação Instrumental, Pareidolia, Found Footage, Tecnofobia | [Trabalho] |
998-1 - LIVE CINEMA, NARRATIVAS COLETIVAS EM TEMPO REAL - NOVOS PARADIGMAS
Alexandre Coronato Rodrigues (ESPM)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: narrativas, coletivas, Live Cinema, tempo real | [Trabalho] |
1950-1 - LONDON RIVER: DIASPORISMO E AUTOCTONIA, LUGAR E ANONIMIDADE MIGRATÓRIA
Rafael Tassi Teixeira (Universidade Tuiuti do Paraná); Sandra Fischer (Universidade Tuiuti do Paraná)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema diaspórico, transculturalidade, narrativas migrantes | [Trabalho] |
639-1 - MEMÓRIAS DE PAZ, IMAGENS DE GUERRA: LA JETÉE, DE CHRIS MARKER
Gabriela Santos Alves (Universidade Federal do Espírito Santo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: La Jetée, memória, história, imagens | [Trabalho] |
1620-1 - METÁFORA E PROFUNDIDADE: OS USOS E OS EFEITOS DA IMAGEM EM "PRAIA DO FUTURO"
Camila Vieira da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Praia do Futuro, metáfora, profundidade, representação, cinema contemporâneo | [Trabalho] |
1072-1 - MITOS E NARRATIVAS SOBRE O CANGAÇO NA HISTÓRIA E NO CINEMA
Elizabeth Oliveira Amorim Morais (Universidade do Estado do Rio Grande do norte)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, cangaço, Lampião, história, mito | [Trabalho] |
2479-1 - NARRATIVAS DE TERRITÓRIOS NEGROS: O PENSAMENTO DE STUART HALL E A FILMOGRAFIA DE SPIKE LEE
Aida Rodrigues Feitosa (Universidade de Brasília)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema negro, território, diáspora, negritude | [Trabalho] |
1360-1 - O AMULETO DE OGUM E A DISCUSSÃO DO CINEMA POPULAR NA CRÍTICA DE CINEMA
Margarida Maria Adamatti (Escola de Comunicações e Artes)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: crítica cinematográfica, O Amuleto de Ogum, Nelson Pereira dos Santos, Cinema Novo. | [Trabalho] |
1178-1 - O ANIMAL, A EXPLORAÇÃO E O ENTRETENIMENTO: AS TRUE-LIFE ADVENTURES E A FORMAÇÃO DOS WILDLIFE FILMS
Ricardo Gomes Costa Filho (Universidade Federal de Sergipe)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário, wildlife films, Disney | [Trabalho] |
1312-1 - O CINEMA DE EDUARDO COUTINHO E O ACONTECIMENTO COMO JOGO DE CENA
Felipe Maciel Xavier Diniz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, Documentário, Eduardo Coutinho, Acontecimento | [Trabalho] |
1347-1 - O CINEMA DE REVELANDO OS BRASIS E OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DOS CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS
Dafne Reis Pedroso da Silva (Unochapecó)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: produção de cinema, Oficinas de capacitação, Revelando os Brasis | [Trabalho] |
413-1 - O CINEMA QUE PENSA O SOCIAL: REPRESENTAÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA MÚSICA EM DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS
Pamela de Bortoli Machado (Universidade Estadual de Campinas)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, documentário, música, social, inclusão | [Trabalho] |
1840-1 - O HOMEM ORDINÁRIO E SEU LUGAR DE FALA NO CINEMA CONTRA ESPETÁCULO
Serena Veloso Gomes (Universidade Federal de Goiás)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, cotidiano, homem comum, espetáculo | [Trabalho] |
606-1 - O MITO DE MEDEIA E SUAS NARRATIVAS INTERARTÍSTICAS EM PASOLINI E LARS VON TRIER
Ana Flavia de Andrade Ferraz (Ufal/UnB)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, tragédia grega, mitologia | [Trabalho] |
611-1 - O MITO DO HERÓI EM JAMES BOND: UMA ANÁLISE DA JORNADA DO HERÓI E SEUS ARQUÉTIPOS EM SKYFALL
Vitória Moraes de Oliveira Reis (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Cinema, James Bond, Herói | [Trabalho] |
146-1 - O POETA DA LUZ NO CINEMA BRASILEIRO
Roselita Lopes de Almeida Freitas (ESPM - SP)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinematografia, fotografia, cinema-novo, linguagem | [Trabalho] |
314-1 - O ROTEIRO ABERTO COMO CAMINHO PARA AS INSTRUÇÕES DOCUMENTARIZANTES EM DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Sancler Ebert (UFSCAR)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: ficção, documentário, roteiro aberto, Walter Salles, Diários de motocicleta | [Trabalho] |
1991-1 - O SOM AO REDOR, REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA SUBJETIVA
Márcio Zanetti Negrini (Pontifícia Universidade Católica RS); Cristiane Freitas Gutfreind (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema brasileiro, cinema político, violência, subjetividade, análise fílmica | [Trabalho] |
76-1 - O TRIUNFO DA VONTADE: UMA PROPOSTA DE MINUTAGEM INTERPRETATIVA DA NARRATIVA AUDIOVISUAL DO CLÁSSICO DE LENI RIEFENSTAHL
Silvio Henrique Vieira Barbosa (Faculdade Cásper Líbero)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, documentário, Riefenstahl, mito, símbolo | [Trabalho] |
1439-1 - O VAQUEIRO COMO PERSONAGEM NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: DO CARÁTER PEDAGÓGICO À CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DO DESLOCAMENTO
Gustavo Souza da Silva (Universidade Federal de São Carlos); Joyce Felipe Cury (Universidade Federal de São Carlos)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário, personagem, depoimento, música | [Trabalho] |
1428-1 - OS SUJEITOS NO MUNDO: O CINEMA DE ROMAN POLANSKI E A MODERNIDADE
Douglas Deó Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Modernidade, Polanski, Poder Disciplinar, Fragmentação, Percapção | [Trabalho] |
2189-1 - OUTROS SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “PATRULHAS IDEOLÓGICAS”: A PNC E SEUS IMPACTOS NO CINEMA BRASILEIRO NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1970
Márcio Rodrigo Ribeiro (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: Patrulhas ideológicas, Política Nacional de Cultura, Embrafilme, Aparelho Ideológico do Estado, Carlos Diegues | [Trabalho] |
1278-1 - PASSAGEM E PAISAGEM TRANSCINECLIPICA: INTER-RELAÇÕES ENTRE A LINGUAGEM DO VIDEOCLIPE E DO CINEMA
Rodrigo Oliva (Universidade Paranaense)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema, videoclipe, transcineclipe, paisagem transcineclipica, passagem transcineclipica | [Trabalho] |
35-1 - PRATICANDO UM JOGO DIVERTIDO: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS EM FUNNY GAMES
Livia Maria Marques Sampaio (Universidade Federal da Bahia)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: personagem, dramaturgia, cinema, análise fílmica, Funny Games (filme) | [Trabalho] |
614-1 - REGISTRANDO TEMPORALIDADES, REFLETINDO MEMÓRIAS: O DOCUMENTO AUDIOVISUAL DE MARCOS PIMENTEL
Adriano Medeiros da Rocha (Universidade Federal de Ouro Preto); Anderson Medeiros da Rocha (Universidade Federal de Ouro Preto)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema brasileiro, documentário, memória, tempo, marcos pimentel | [Trabalho] |
2122-1 - REPRESENTAÇÕES DE CONSUMO E DE TRABALHO EM NARRATIVAS DE APOCALIPSE ZUMBI
Walfredo Ribeiro de Campos Junior (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: consumo, trabalho, narrativa, horror, zumbi | [Trabalho] |
1593-1 - REVERBERAÇÃO DE SENTIDOS EM "CIDADE DE DEUS"
Marcos Paulo de Araújo Barros (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: cinema nacional, favela, estereótipos, sentidos | [Trabalho] |
1878-1 - TENTATIVAS DE AUTORIA SOCIAL NO DOCUMENTÁRIO
Julio Wainer (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: televisão, documentario, comunidade, auto-representação | [Trabalho] |
1752-1 - TONS DE CORA: FICÇÃO NO DOCUMENTÁRIO BIOGRÁFICO
Fernanda Torquato Braga Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
Área: DT 4 - GP Cinema Palavras-chave: documentário, documentário biográfico, ficção, Cora Pavan Caparelli | [Trabalho] |