TRABALHOS
DT6-CE: DT 6 – GP Comunicação e Esporte |
[Voltar] |
43-1 - A COBERTURA ESPORTIVA DE UM JORNAL COLONIAL PORTUGUÊS EM 1968
Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ()
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Guiné-Bissau, mídia impressa, esporte, futebol, Portugal | [Trabalho] |
1926-1 - A COMUNICAÇÃO OFICIAL DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS DE 2016: INFRAESTRUTURA E TRANSPARÊNCIA COMO PAUTAS CENTRAIS
Flávio Agnelli Mesquita (Universidade Nove de Julho); Ana Lúcia Nishida Tsutsui (Universidade Nove de Julho)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: jogos olímpicos, comunicação institucional, megaeventos esportivos, Rio 2016 | [Trabalho] |
1264-1 - A COMUNIDADE E A TROCA DE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO DE 2014
Camila Augusta Alves Pereira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Copa do Mundo, figurinhas, comunidade, local, Richard Sennett | [Trabalho] |
733-1 - A CONSTRUÇÃO ESTÉTICA DA TRANSMISSÃO TELEVISIVA NA COPA DO MUNDO DE 1998
Genio de Paulo Alves Nascimento (Intercom); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista); Tatiana Zuardi Ushinohama (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: futebol, Copa do Mundo, esporte, televisão, comunicação | [Trabalho] |
1547-1 - A GOLEADA INESPERADA E O RESSURGIMENTO DO “COMPLEXO DE VIRA-LATAS”
Christiane Bara Paschoalino (Universidade Federal de Juiz de Fora); Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: mídia, credibilidade, futebol, copa do mundo, complexo de vira-latas | [Trabalho] |
385-1 - A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA GESTÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS: OS CASOS FC BARCELONA E AFC AJAX
Ary José Rocco Junior (Escola de Educação Física e Esporte USP)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: comunicação integrada, equipes esportivas, gestão do esporte, gestão de marca, identidade organizacional | [Trabalho] |
1331-1 - A MATERIALIDADE DOS EVENTOS: OS OBJETOS SIMBÓLICOS E AS RELAÇÕES DE PODER NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO DE 2014
Ana Paula Moratori Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: eventos, objetos simbólicos, textualidade, copa do mundo 2014, poder | [Trabalho] |
829-1 - A POPULARIZAÇÃO DO FUTEBOL, O PAPEL DA MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: futebol, seleção, identidade nacional, mídia | [Trabalho] |
1354-1 - A SEMIÓTICA DO FUTEBOL TELEVISIVO: NARRATIVAS IMERSIVAS, INTERVALARES E FRAGMENTADAS
Marcio Telles da Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Alexandre Rocha da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Televisão, jornalismo esportivo, semiótica, audiovisualidades, molduras | [Trabalho] |
439-1 - AS CERIMÔNIAS DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS/1896 A LONDRES/1948 NAS PÁGINAS DO JORNAL DO BRASIL
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Jogos Olímpicos, megaevento, esportes, narrativa jornalística | [Trabalho] |
1993-1 - BOLA NA REDE: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA COPA DO MUNDO 2014 NOS PERFIS NO FACEBOOK DE NIKE, ADIDAS E PUMA
Karla Caldas Ehrenberg (Universidade Metodista de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: comunicação, esporte, marketing esportivo, redes digitais, Copa do Mundo | [Trabalho] |
2011-1 - COBERTURA DA COPA DO MUNDO DE 1950 PELAS REVISTAS SEMANAIS DA ÉPOCA: LEVANTAMENTO QUANTITATIVO E CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE
Júlio César Penariol (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: futebol, imprensa brasileira, jornalismo de revista, Copa do Mundo, critérios de noticiabilidade | [Trabalho] |
536-1 - CONFLITOS URBANOS DO SÉCULO XXI: A INVASÃO DO CT DO CORINTHIANS SOB A ÓTICA DA IMPRENSA ESPORTIVA E DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CLUBE
Ana Lúcia Nishida Tsutsui (Universidade Nove de Julho); Flávio Agnelli Mesquita (Universidade Nove de Julho)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: torcidas organizadas, violência, cobertura esportiva, assessoria de imprensa, agenda setting | [Trabalho] |
2441-1 - COPA DO MUNDO DE 1978. REFLEXÕES NACIONAIS DA REVISTA PLACAR A PARTIR DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do (UFRJ/UCAM (CÂNDIDO MENDES))
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Copa do Mundo, Revista Placar, Ditadura militar, Futebol-força | [Trabalho] |
431-1 - CORINTHIANS X MÍDIA: A REPERCUSSÃO DA MORTE DO TORCEDOR BOLIVIANO VISTA PELO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO CLUBE E PELA FOLHA DE S. PAULO
Roberta Ferreira dos Santos (UNESP); José Carlos Marques (UNESP)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Corinthians, Folha de S. Paulo, Relatórios de Sustentabilidade | [Trabalho] |
2004-1 - EM BUSCA DO EQUILÍBRIO TÁTICO: REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO TEXTUAL NO JORNALISMO ESPORTIVO
Matheus Simões Mello (Universidade Federal de Santa Catarina)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Jornalismo Esportivo, Construção Textual, Individualização, Objetividade, Singularidade | [Trabalho] |
75-1 - ESPETÁCULO PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: AS INTERFACES ENTRE, FUTEBOL, PROPAGANDA E AUTORITARISMO NAS COPAS DO MUNDO DE 34 E 78
José Guibson Dantas (Universidade Federal de Alagoas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Copa do Mundo, Política, Futebol, Ideologia, Propaganda | [Trabalho] |
2431-1 - FORA DOS GRAMADOS, GOLEADA DE COMUNICAÇÃO DA SELEÇÃO ALEMÃ
Tariana Brocardo Machado (Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Comunicação pública, opinião pública, Copa do Mundo, Federação Alemã de Futebol, seleção alemã | [Trabalho] |
2126-1 - FOTOJORNALISMO ESPORTIVO: COBERTURA FOTOJORNALÍSTICA DA ESTREIA DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2014 SOB A ÓTICA DE TRÊS JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO
Neide Maria Carlos (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: futebol, fotografia, fotojornalismo, jornalismo, brasil | [Trabalho] |
855-1 - FUTEBOL-ARTE E MESTIÇAGEM: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO “ESTILO NACIONAL”
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ronaldo George Helal (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: identidade, representação, futebol-arte, mestiçagem, imprensa | [Trabalho] |
1289-1 - GUERRAS SIMBÓLICAS SUBSTITUEM AS REAIS: ANÁLISE DISCURSIVA DOS COMENTÁRIOS DE ARNALDO JABOR NA COPA DO MUNDO FIFA 2014
Danielle Cândido da Silva Nascimento (Faculdade Integrada Tiradentes - Fits)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Copa do Mundo 2014, guerras simbólicas e reais, Arnaldo Jabor, análise do discurso | [Trabalho] |
1850-1 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES PARA OS ESTUDOS COMUNICACIONAIS SOBRE OS LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
Anderson Gurgel Campos (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: megaeventos esportivos, ambientes midiáticos, espetacularização, Copa do Mundo, imagens do esporte | [Trabalho] |
878-1 - MÍDIA, ESPORTE E IDOLATRIA: O JORNAL DO BRASIL E A REPRESENTAÇÃO DOS ATLETAS BRASILEIROS NOS JOGOS OLÍMPICOS
Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Esportes, Identidade, Representação, Herói, Mídia | [Trabalho] |
1984-1 - MMA E TELEVISÃO: UMA ADAPTAÇÃO PÓS-MODERNA DO COLISEU ROMANO
Eugênio Carlos do Rego Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: MMA, mídia, televisão, indústria cultural, telespetáculo | [Trabalho] |
1416-1 - MULHERES & ESPORTE: ANÁLISE DA PUBLICIDADE DO RÚGBI FEMININO NO BRASIL.
Marta Regina Garcia Cafeo (FAAC - UNESP- BAURU); José Carlos Marques (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista - Bauru)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: mulher, esporte, publicidade, rúgbi, comunicação | [Trabalho] |
1474-1 - NOVA TENDÊNCIA DO JORNALISMO ESPORTIVO TELEVISIVO: RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE OS APRESENTADORES E OS TELESPECTADORES DOS PROGRAMAS CENTRAL DA COPA E OS DONOS DA BOLA
Maria do Socorro de Sousa Cruz (Universidade Federal do Piauí)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: jornalismo esportivo, dialogismo, subjetividade | [Trabalho] |
264-1 - O CRAQUE, O SÍMBOLO SEXUAL, O HOMEM BEM-SUCEDIDO: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE NEYMAR NO MERCADO DE REVISTAS BRASILEIRO
José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Neymar, Futebol, Imprensa Brasleira, Jornalismo de Revista | [Trabalho] |
1538-1 - O RÁDIO NA COPA 2014: O DESAFIO DAS SURPRESAS DE UMA COMPETIÇÃO PARA JOVENS NARRADORES DE FUTEBOL.
Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Rádio, Transmissão, Futebol, copa do mundo 2014 | [Trabalho] |
713-1 - O “JEITINHO BRASILEIRO” NA PROPAGANDA: OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O FUTEBOL DO BRASIL UTILIZADOS COMO APELO PUBLICITÁRIO POR EMISSORAS DE TV
Nathaly Barbieri Marcondes Cesar (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Futebol, Cultura, Propaganda, Publicidade, Brasil | [Trabalho] |
317-1 - OS PATROCÍNIOS NA CAMISA DO CORINTHIANS: AS RELAÇÕES ENTRE TIME, MÍDIA E PATROCINADORES
Gabriel Arroyo (Universidade Estadual Paulista); Jose Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Patrocinio, Corinthians, Camisa, Mídia, Futebol | [Trabalho] |
2149-1 - PERFIL DA CONSUMIDORA DE FUTEBOL NO BRASIL – QUEM SÃO ELAS E O QUE QUEREM
Elizangela Aparecida da Silva (UNINOVE)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Futebol, Mulher, Fidelização, Consumidor | [Trabalho] |
434-1 - PRIMEIRO O ESPORTE, DEPOIS A DEFICIÊNCIA? ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 2012
Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Mídia, Atletas Paralímpicos, Gênero, Deficiência | [Trabalho] |
2279-1 - QUEM SÃO AS “MULHERES OLÍMPICAS” BRASILEIRAS?
Mayara Cristina Mendes Maia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Mulheres Olímpicas, análise, descentramento | [Trabalho] |
1389-1 - RBS ESPORTE: ROTINAS DE PRODUÇÃO SOB ANÁLISE DO NEWSMAKING NO TELEJORNALISMO
Mariana Corsetti Oselame (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES); Leandro Olegário dos Santos (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: TELEJORNALISMO, NEWSMAKING, JORNALISMO ESPORTIVO | [Trabalho] |
1955-1 - REFLEXÕES SOBRE O COMPROMISSO PÚBLICO DA IMPRENSA A PARTIR DE UMA COLETIVA DE NEYMAR NO PERÍODO DA COPA DO MUNDO
Fábio Aguiar Lisboa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: esporte, espetáculo, copa, imprensa, comunicação | [Trabalho] |
869-1 - “MINEIRATZEN”, SELEÇÃO BRASILEIRA E IMPRENSA: A REPRESENTAÇÃO DA DERROTA DAS DERROTAS NA FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO
Francisco Angelo Brinati (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte Palavras-chave: Imprensa, Representação, Discurso, Seleção Brasileira, Copa do Mundo | [Trabalho] |