GT: História da Mídia Sonora A PEÇA PUBLICITÁRIA NO CONTEXTO DA PAISAGEM SONORA BRASILEIRA: ഀ
DOS PRIMÓRDIOS AO “PÃO BRAGANÇAഀ
Marcos Júlio Sergl (Universidade São Judas Tadeu/UNESP)
ResumoResumo: esta pesquisa analisa as peças publicitárias pelo viés da paisagem sonora contida nos pregões e jingles. Partindo da linguagem conativa, o jingle se apropria de outras funções para conquistar o público. Para atrair a escuta dos ouvintes e fixar a marca dos produtos, as peças radiofônicas publicitárias buscaram constituintes diferenciadores, os efeitos sonoros e as trilhas. Ao referenciar sonoramente os produtos e os serviços oferecidos, os efeitos sonoros e as trilhas confeccionam novos contextos. É nossa proposta recriar esse percurso histórico, apontando os elementos que contribuíram para definir esse traçado e determinar a peça radiofônica publicitária
Palavras-chave: jingle, peça publicitária, radiofonia, paisagem sonora |